Empresas de viagem e turismo: conheça as 10 OTAs mais famosas do mercado

Marcus Rodrigues • 28 de junho de 2024

 No setor de hospitalidade, fechar parcerias com empresas de viagem e turismo pode ser uma excelente oportunidade para aumentar o reconhecimento no mercado e, consequentemente, se destacar das demais hospedagens. 


É nesse sentido que as Agências de Viagens Online (OTAs)  possuem um papel crucial ao conectar viajantes com fornecedores de serviços de viagem. Estas plataformas digitais simplificam o processo de busca, comparação e reserva de serviços de viagem, oferecendo aos consumidores uma interface intuitiva e de fácil navegação. 


Se você busca  empresas de viagem e turismo para alavancar os seus negócios, neste artigo elencamos as 10 OTAs mais famosas do mundo. Também explicamos como elas funcionam e quais são as vantagens de adotá-las em sua estratégia. Acompanhe! 

Empresas de viagem e turismo: conheça as 10 OTAs mais famosas do mercado

Empresas de viagem e turismo: como funcionam as OTAs?


  As OTAs, ou
Online Travel Agencies (agências de viagens online), são plataformas digitais que atuam como intermediárias entre fornecedores de serviços de viagem e consumidores. Elas oferecem uma interface fácil de usar onde os viajantes podem pesquisar, comparar e reservar uma ampla gama de serviços de viagem.


Hotéis, pousadas, companhias aéreas e outros prestadores de serviços de viagem cadastram seus serviços nas plataformas das OTAs. Eles fornecem detalhes como disponibilidade, preços, fotos, descrições e políticas de reserva.
Basicamente, as OTAs ganham dinheiro cobrando uma comissão sobre cada reserva feita através de sua plataforma. Essa comissão varia, mas geralmente fica entre 10% e 25% do valor da reserva.
 

Qual é a vantagem de adotar as OTAs na estratégia para aquisição de mais hóspedes?


Integrar as OTAs à estratégia de aquisição de hóspedes oferece várias vantagens significativas para o negócio. São elas: 


  • Maior visibilidade: as OTAs possuem um alcance global e são amplamente utilizadas por viajantes ao redor do mundo;
  • Acesso a novos mercados: as gências online permitem que hotéis alcancem mercados internacionais que seriam difíceis de atingir através de esforços de marketing direto;
  • Facilidade de reserva: as plataformas das OTAs são projetadas para serem amigáveis ao usuário, facilitando o processo de reserva para os clientes;
  • Avaliações e reputação: as OTAs oferecem sistemas de avaliação onde os hóspedes podem deixar feedback;
  • Gestão de ocupação : utilizar OTAs pode ajudar a preencher quartos em períodos de baixa ocupação. Ao ajustar tarifas e promoções, os hotéis podem atrair mais hóspedes e otimizar a ocupação.


10 agências de viagem online mais populares do mundo

 
Adotar OTAs como parte da
estratégia de marketing e vendas pode ser extremamente benéfico para hotéis e pousadas. Além de aumentar a visibilidade e acessar novos mercados, as OTAs oferecem ferramentas e recursos para otimizar a ocupação e melhorar a experiência do hóspede.


A seguir, confira as 10 agências de viagem online mais populares do mundo. 
 

1. Booking.com

 
A
Booking.com é uma das maiores e mais populares plataformas de viagens globais, com mais de 1,5 milhão de diárias reservadas diariamente. Disponível em 43 idiomas, seu site e aplicativos móveis apresentam mais de 50 milhões de avaliações verificadas de hóspedes para propriedades em mais de 200 países.

 
A Booking Holdings, empresa controladora, inclui marcas de OTAs e mecanismos de metabusca como Priceline.com, KAYAK, Agoda, Rentalcars.com, OpenTable, entre outros.
 

2. Expedia


A Expedia.com é a principal marca do Expedia Group, que abrange 200 sites de reservas de viagens, incluindo Hotwire, Orbitz, Trivago e Travelocity, atendendo a 75 países em 35 idiomas e com mais de 600 milhões de visitas mensais. 


O site permite buscas por todos os tipos de acomodação, além de reservas de voos, aluguel de carros, cruzeiros e pacotes de férias. A conexão com a Expedia também transmite o inventário das propriedades para canais como Hotels.com e Wotif.
 

3. Airbnb


O Airbnb é reconhecido por oferecer acomodações únicas ao redor do mundo, com a maioria de suas propriedades localizadas fora dos principais distritos hoteleiros. Apesar de estar expandindo seu inventário de quartos de hotel após a aquisição do HotelTonight, conhecido por reservas de última hora, a comunidade do Airbnb busca experiências mais locais e personalizadas.
 

4. Hostelworld


O HostelWorld é uma das principais OTAs para acomodações em hostels no mundo, com mais de 12 milhões de avaliações de hóspedes. Seu inventário inclui também hotéis, pousadas e outras acomodações econômicas.


Focado em viagens sociais, o Hostelworld oferece opções de
reserva online e aplicativo móvel em 20 idiomas diferentes, atendendo aos hóspedes que desejam se conectar com outras pessoas durante suas viagens.
 

5. Agoda


Fundada em 1998 e adquirida pelo Priceline Group (agora Booking Holdings) em 2007, a Agoda está disponível em 38 idiomas e lista todos os tipos de propriedades. É um dos principais sites de reservas online para o mercado asiático e está expandindo para os mercados americano, indiano e europeu.
 

6. Trip.com


A Trip.com é um dos maiores fornecedores de serviços de viagens da China, oferecendo reservas de acomodações, transporte, passeios e viagens corporativas. Fundada em 1999, a empresa possui várias outras OTAs e agregadores, incluindo Skyscanner, Qunar e Ctrip. Em 2023, Trip.com subiu do 8° para o 6° lugar em termos de geração de receita.

7. Hotelbeds


Ao se conectar com a Hotelbeds, sua propriedade ganha exposição à maior rede de compradores B2B da indústria de viagens, incluindo mais de 71.000 operadores turísticos, agentes de viagens, companhias aéreas e programas de fidelidade, ideais para viagens corporativas.
 

8. Vrbo


Com mais de 2 milhões de propriedades de aluguel para temporada, a Vrbo conecta proprietários com famílias e turistas que buscam opções além dos hotéis tradicionais.
 

9. Traveloka


Localizada na Indonésia, a Traveloka é uma das maiores agências de viagens online da Ásia, oferecendo milhares de propriedades no Sudeste Asiático, Austrália e globalmente. A empresa também fornece serviços e produtos de estilo de vida, como ingressos para atrações, atividades, aluguel de carros e vouchers de restaurantes.
 

10. Despegar/Decolar


Despegar, conhecida como Decolar no Brasil, é uma das principais empresas de viagens online na América Latina. Operando em 20 mercados, oferece uma ampla gama de produtos de viagem, incluindo passagens aéreas, reservas de hotéis e pacotes de viagens, atendendo a uma vasta base de clientes na região.


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