logo

Tecnologia hoteleira: quais são as principais tendências e ferramentas?

Marcus Rodrigues • abr. 30, 2024

No mercado hoteleiro, investir em tecnologia é mais do que uma vantagem competitiva – é uma necessidade. Com uma oferta crescente de hotéis e hospedagens, os gestores precisam se diferenciar para atrair e manter os hóspedes. 


Neste contexto, a tecnologia hoteleira tem o papel de não apenas atender às expectativas dos viajantes, mas também superá-las. Desde a reserva até o check-out, cada interação com o hóspede é uma oportunidade para oferecer conforto, comodidade e uma experiência memorável.


Neste artigo, exploraremos a importância de investir em tecnologia hoteleira e apresentaremos algumas das principais ferramentas disponíveis para impulsionar a eficiência operacional e a satisfação do cliente. Acompanhe!

Tecnologia hoteleira: quais são as principais tendências e ferramentas?

A importância de investir em tecnologia hoteleira


A exigência dos consumidores e viajantes aumenta cada vez mais. Aliás, há uma oferta crescente de hotéis e demais hospedagens ao seu dispor, e, portanto, uma liberdade maior para escolher aquele estabelecimento que mais o agrada. 


Por esse motivo, os gestores precisam se diferenciar. Usar a tecnologia hoteleira para inovar no setor é um dos elementos que atraem hóspedes. A proposta é trazer mais conforto e comodidade, desde o momento em que fazem a sua reserva.


O grande segredo é superar as expectativas do hóspede. Deixá-lo satisfeito do início ao final de sua estadia. São exemplos de tendências, aplicações como reconhecimento facial, utilização de chatbots e, até mesmo, a realidade virtual que fazem sucesso e mostram o quanto a inovação no setor é um dos chamarizes para novos visitantes.


Tecnologia hoteleira: quais são as principais ferramentas disponíveis?


A ideia principal em utilizar tecnologia hoteleira é, basicamente, utilizar softwares que condensam as informações operacionais em um único ambiente virtual. Com isso, os profissionais envolvidos acompanham o andamento dos processos e os resultados que eles estão gerando. 


A tecnologia ajuda a superar as distâncias geográficas e permite que líderes da empresa e profissionais estratégicos desenvolvam ações e tomem decisões em prol do negócio. Conheça as principais a seguir! 


PMS


Oferecer um atendimento de qualidade aos hóspedes, com certeza, é a melhor maneira de trabalhar na construção de uma imagem positiva para o seu hotel, hostel ou pousada. Para ajudar nessa, e em outras importantes tarefas ligadas à uma boa gestão hoteleira, um PMS, pode ser muito útil.

 

O PMS (Property Management System) é um software de gerenciamento hoteleiro, que permite otimizar as tarefas do seu negócio, tornando suas operações mais ágeis. Entre os principais benefícios da instalação de um PMS em sua propriedade estão: 


  • Integração com Canais de Vendas: recebe instantaneamente, as reservas de todos canais online e off-line, o que é essencial para impedir falhas e garantir agilidade no processo das operações. Além de, possibilitar que gestores de hotéis consigam oferecer um serviço de hospedagem incrível para os seus hóspedes;
  • Automatização do negócio: impede falhas e garante que os processos ocorram com mais agilidade;
  • Garantia de uma interface de fácil atendimento: possibilita o encontro e o registro de informações de maneira prática e intuitiva, tornando-se um aliado da equipe;
  • Monitorização através de relatórios estratégicos: ajuda o gestor a tomar estratégias mais assertivas, melhorando a visibilidade do hotel no mercado;
  • Poder oferecer uma forma inovadora do hotel se envolver com o hóspede: assegura agilidade e eficiência nos seus serviços.


Channel manager


Imagina ter que gerenciar suas reservas em diversos locais de forma totalmente manual? Isso certamente demandaria um grande tempo e potencializaria as chances de ocorrerem falhas. 


Para ajudar a simplificar essa tarefa, optar por utilizar um channel manager é uma excelente opção, uma vez que ele é um gerenciador de hotéis, que servirá para auxiliar na operação dos processos do seu hotel e aumentar as vendas.


Motor de reservas


Se você ainda não conhece ou não implementou um motor de reservas no site do seu hotel, precisa saber como essa ferramenta pode contribuir para ajudar você a depender cada vez menos de OTAs para promover suas reservas. 


Isso porque um motor de reservas, possibilita que clientes realizem reservas no próprio site ou redes sociais do hotel, de maneira direta. 


Consequentemente, as vendas ficarão mais rentáveis, já que não serão atribuídas comissões. Além de evitar as chances de cometer erros manuais ou duplicação das reservas, pois o motor sofre atualização integrada e em tempo real com outras ferramentas.


Software de gestão hoteleira 


Essa tecnologia hoteleira é uma ferramenta de desktop ou web feita para amparar gerentes do setor de turismo e hotelaria com procedimentos que vão desde os processos para vendas e reservas, até a gestão das tarefas de um hotel. 


Promove armazenamento de dados em nuvem e outras funcionalidades imprescindíveis para uma gestão hoteleira eficiente. 


Sistema CRM 


Auxilia na compreensão das necessidades dos seus hóspedes, com soluções tecnológicas que reúnem informações e promovem ações relacionadas às estratégias do relacionamento com o consumidor, contribuindo assim para o crescimento do seu negócio. 


É necessário entender que a satisfação está ligada a todo processo antes, durante e depois da estadia. Por isso, é necessário estar atento às maneiras como o seu hotel deve utilizar o CRM na sua estratégia de marketing e relacionamento.


Check-in e check-out antecipado


O hóspede pode receber um link por e-mail ou mensagem, onde ele preenche todos os seus dados antecipadamente e aproveita para fazer a confirmação de sua reserva. Assim, no momento de sua chegada, o hotel já realiza a identificação e lhe entrega as chaves do quarto.


No momento de saída, o hóspede recebe a fatura e as normas de pagamento, seguindo o mesmo passo a passo. Essas tecnologias hoteleiras agilizam o ingresso dos hóspedes durante sua chegada e deslocamento, melhorando o atendimento da recepção.

Tendências de tecnologia hoteleira: atente-se ao viajante 4.0


O viajante 4.0 é aquele que usa a internet em toda sua jornada de compra. Para conquistar este viajante, o hotel precisa estar atento às suas redes sociais, seus reviews e conteúdo compartilhado por outros usuários na internet.

Além disso, também precisa ser
mobile first, isso significa que toda a experiência de compra tem que funcionar muito bem no mobile e estar integrada com a jornada de compra no desktop. Confira agora algumas das principais tendências em tecnologia para hotel.


Chatbots e Inteligência Artificial


Na era moderna, os clientes esperam poder interagir com empresas de hospitalidade em vários canais digitais e receber respostas rápidas. É claro que, na verdade, ter a equipe monitorando todos esses canais e fornecer respostas rápidas pode ser difícil, senão impossível, que é onde os chatbots e a IA entram.


Os chatbots são capazes de entender perguntas simples e fornecer respostas quase instantaneamente, tirando o fardo da equipe de atendimento ao cliente e melhorando a experiência para os clientes. Enquanto isso, os usos da IA se estendem a outras áreas importantes para as hospedagens, incluindo a análise de dados.


Reformulação dos modelos de negócio com Mecanismos de Buscas


Os sites que comparam preços de hostels estão em constante reformulação. No passado, eles tinham o foco em levar os clientes para ofertas em OTAs, porém, um novo movimento já mostra eles estão buscando formas de negociar diretamente com os hotéis que se interessam por essa audiência, a exemplo das suas recentes integrações com ferramentas de vendas diretas de e-commerce hoteleiro. 


Revenue Management como solução para aumento de lucratividade


O RM ou a gestão de receita, como é conhecida, é a prática de prever a oferta e a demanda por meio de dados confiáveis para que o hoteleiro consiga vender suas acomodações pelo melhor preço possível.


A prática começou na aviação, e será determinante no futuro para garantir o aumento da lucratividade das propriedades, visto que os custos operacionais historicamente têm subido em uma proporção maior que o lucro líquido dos estabelecimentos. 


Utilização de Big Data 


A coleta de dados cresceu rapidamente em quase todos os setores, mas pode ser usada com grande eficácia pelas empresas de hospitalidade para fornecer experiências mais personalizadas. 


Por exemplo, pode ser usado por agentes de viagens para fazer recomendações de destinos inteligentes, com base em idade, sexo, orçamento, locais anteriores visitados e assim por diante.


Como tecnologia hoteleira, o Big Data permite que as empresas identifiquem tendências que podem ser usadas para fins de gerenciamento de receita, permitindo abordagens mais orientadas a dados para estratégias de preços e que os líderes de negócios obtenham uma compreensão mais clara do desempenho atual dos negócios e das influências externas que afetam o desempenho.


Conheça a HQBeds


A HQBeds é uma empresa brasileira referência no mercado de soluções para gestão hoteleira, oferecendo uma plataforma all-in-one projetada para atender às diversas necessidades de hotéis, pousadas, hostels e propriedades de aluguel por temporada. 


Com mais de uma década de experiência no setor, combinamos tecnologia de ponta com um profundo conhecimento do mercado hoteleiro para oferecer soluções eficientes e inovadoras.


Por meio de nossa plataforma intuitiva e abrangente, os gestores podem automatizar tarefas, otimizar processos e aumentar sua eficiência operacional, resultando em uma experiência aprimorada para os hóspedes e maior rentabilidade para as propriedades.


Se você está procurando uma solução completa e confiável para a gestão da sua propriedade, a HQBeds é a escolha certa. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a impulsionar o sucesso do seu negócio de hospedagem. Junte-se a nós! 

Jornada do cliente na hotelaria: saiba como alinhar sua estratégia de venda
Por Marcus Rodrigues 17 mai., 2024
A jornada de compra na hotelaria começa desde o momento em que um indivíduo começa a sonhar com a sua próxima viagem. Saiba quais são as etapas!
Google Meu Negócio para hotéis: saiba como usá-lo para divulgar sua propriedade
Por Marcus Rodrigues 16 mai., 2024
O Google Meu Negócio para hotéis é uma ferramenta que tem um grande poder de competitividade. Saiba como utilizá-la para impulsionar seu negócio!
Mais Posts
Share by: