28 de novembro de 2018 Rogério Minhano

Hosteleiro independente, qual é o plano para 2019?

Desde o início de minha vida profissional eu aprendi a importância de pensar o futuro. Dos frutos que colhi até aqui, nenhum deles veio completamente ao acaso. Todos eles estiveram e estão relacionados a um pensamento original de plantar, semear e dar o tempo necessário para aquilo crescer. Sabe aquela hortinha que você cultiva no hostel e que tem planta que pega e planta que não pega? Da mesma maneira eu acredito que aconteça em nossas vidas. Às vezes o que queremos acontece, às vezes não. E tudo bem. Eu continuo sempre em frente e sempre plantando mais. Isso é o que nutre o profissional e isso é o que o define. O profissional segue em frente, sem desculpas. Todos os dias ele se levanta e faz o trabalho que tem que ser feito. Ele planta, semeia e colhe os resultados que vierem. Às vezes bons, muitas vezes nem tanto. O importante é a caminhada porque ela caleja e fortalece. Essa lógica universal e imutável se aplica a mim e a você porque um profissional sempre será um profissional. A maré ‘mareia’, o sapo ‘sapeia’ e o hosteleiro hospeda pessoas.

 

Essa época do ano é o período ideal para você organizar sua próxima temporada. O fim do ano está aí e logo em seguida vem o pico do verão. Muito sol, muita gente, muita alegria e muita brasilidade rolando. O Brasil é lindo e será ainda mais nesse próximo verão. Mas e você e sua propriedade? Será que vocês vão conseguir tirar o melhor dessa temporada? São tantas coisas que mudam de um ano para o outro: preço das bebidas, itens a venda na recepção, preço de hospedagem, parcerias com aquelas operadoras que fazem os passeios que seus hóspedes adoram! Tudo isso é importante pensar agora, nos próximos 15 dias. Eu não estou dizendo que você precisa deixar tudo  pronto porque não é assim. Cada coisa no seu tempo, não é? De que adianta mudar o preço da caipirinha agora? Calma, deixa o verão chegar. O que você precisa fazer agora é pensar e estudar o futuro próximo. Isso te dará uma imagem mental de uma temporada de verão 2019 ideal. Quanto você vendeu em 2018? Quanto você quer vender em 2019? Como você vai fazer isso? O que terá de novo? Entendeu meu ponto de vista? E quando isso estiver claro para você, amigo hosteleiro, chame sua equipe e conte para eles. Diga a eles quem serão vocês amanhã. Sonho que se sonha só é só um sonho. Sonho que se sonha junto é a realidade.

 

Eu adoro essa época. Aqui na hqbeds as nossas conversas nesse momento são todas relacionadas ao futuro. Aos projetos que faremos no ano que entra com a expectativa de criar algo que realmente empodere o hosteleiro a ser um profissional melhor, com um controle melhor, com uma direção mais clara. E tudo o que vocês pediram, comentaram, reclamaram e agradeceram em 2018 não será esquecido. Jamais! Tudo entra na conta. Minha meta pessoal é ter a visão mais precisa do futuro e junto com a nossa equipe encontrar uma maneira de tornar essa visão uma realidade. A maré mareia, o sapo sapeia e a hqbeds desenvolve ferramentas para você, querido guerreiro dono de hostel independente.

About the Author

Rogério Minhano
Rogério Minhano Empreendedor, viajante, programador, sócio do Café Hostel e co-fundador da hqbeds. Nada melhor que uma boa conversa e uma cerveja gelada.

Comments (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =