29 de setembro de 2017 Rogério Minhano

Existe Vida Após o Check Out? Estratégias para Fidelizar Hóspedes

As estratégias pós vendas fidelizam o seu cliente. Cliente feliz deixa boas reviews em redes sociais e também indica o seu serviço para os amigos. As estratégias são uma mão na roda para conseguir mantem os seus antigos hóspedes e gerar novos.

Tudo começa no atendimento.

Você tem feito o seu dever de casa certinho? Você tratou bem o seu cliente durante a estadia dele? Se esforçou para que a experiência dele na sua propriedade fosse a melhor possível?

Se sim, o dever de casa foi feito e  você já pode começar a sua estratégia pós venda no momento do check out, que consiste em entregar ao hóspede um formulário de satisfação impresso.  Além fazer ele refletir sobre a  estádia, você consegue saber por meio deste formulário os pontos positivos e negativos do seu estabelecimento. Tendo conhecimento desses dados, você melhora a experiência do consumidor.

O cliente teve uma excelente experiência na sua propriedade. O que você faz a seguir?

As estratégias de pós-vendas são focadas em manter o laço entre sua propriedade e o hóspede, trazendo novidades, promoções e informações relevantes para ele.

Comece com ações de relacionamento.

  • Mande um e-mail agradecendo pela preferência e pedindo para ele preencher um formulário online que mede a satisfação do hóspede. Também use o e-mail para enviar mensagens em datas comemorativas.
  • Se sua propriedade é pequena é você tem mais tempo para interagir com o hóspede, ligue para ele. A ligação é um ato mais íntimo e por meio dela você consegue mostrar o quanto se importa com a opinião dele.
  • Envie uma mensagem por whatsapp. Apesar de ser menos pessoal, o whatsapp continua sendo uma boa ferramenta para medir a satisfação do cliente e enviar mensagens em datas importantes como páscoa, natal, ou ano novo.

Faça ações personalizadas.

Como já conversamos por aqui, cliente antigo feliz volta a contratar o seus serviços, indica você para amigos e deixa boas reviews. Por isso, faça sempre ações para lembrar o seu cliente o quanto é especial e como foi bom a experiência dele na sua propriedade.

  • Lembre-o de datas importantes (através do e-mail, ligação ou whatsapp) e faça descontos especiais ou até mesmo ofereça cupons com serviços diferenciados em função da data.
  • Crie newsletters contando todas últimas novidades implementadas no seu estabelecimento e mande para todos os seus clientes.

O Segredo da Eficiência

Agora você sabe de todas as estratégias mais eficazes do pós-venda. Mas você ainda precisa ter um um banco de dados com todos os detalhes dos seus clientes, para conhecer muito bem eles e conseguir implementar todas as nossas dicas. Para você não fazer um trabalho braçal de ter que escrever fichas a mão sobre os seus clientes (para o banco de dados) ou mandar e-mail por e-mail com as suas novidades, você pode economizar tempo com um serviço de gestão de e-mails automática.

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Rogério Minhano
Rogério Minhano Empreendedor, viajante, programador, sócio do Café Hostel e co-fundador da hqbeds. Nada melhor que uma boa conversa e uma cerveja gelada.

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