13 de fevereiro de 2017 Rogério Minhano

Planeje o futuro trabalhando agora

O ano começou e esse é o momento perfeito para pensar em metas e grandes questões persistentes. Como planejar o futuro?

Difícil responder.

A verdade nua e crua é que não basta abrir um hostel bacana e colocar suas camas no Hostelworld ou na Booking.com. Essa é uma ideia que ficou para trás, hoje o mercado é mais exigente e descobrir pelo o que ele pede e como lidar com isso é absolutamente importante.

Planejar e se preparar é um desafio nesse cenário (socioeconômico-político-hosteleiro) incerto. Nós temos que jogar dos dois lados do campo se quisermos ser proativos.

A defesa…

Começar o ano fazendo uma análise completa do ano passado pode ser complicado durante a alta temporada do Hemisfério Sul, não há tempo para fechar para balanço. Ainda assim é absolutamente crucial.

Olhe para 2016. Olhe para o ciclo do seu negócio. Como foi?

Olhe para sua receita e seu lucro. Você perdeu dinheiro? Se sim, onde?

Que despesas você pode cortar? Talvez seja possível renegociar alguns contratos e acordos com seus fornecedores ou alternar entre voluntários e funcionários para mitigar a baixa receita durante a baixa temporada. Quem sabe até pagar o aluguel da propriedade negociando parcelas desiguais: pague menos durante a baixa e compense pagando um aluguel maior durante a alta. Existem várias maneiras de controlar os danos durante uma recessão.

Além disso, quais são seus pontos altos? Você deve investir de maneira diferente esse ano? Invista naquilo que você sabe que fortalece seu negócio: num software que otimiza o uso do seu tempo, selecionando e treinamento bem seu staff e resolvendo aquelas críticas e sugestões pendentes que seus hóspedes trouxeram.

Analise, analise, analise. Correr para o próximo ano como se a mudança de ano por si só fosse resolver alguma coisa não é razoável. Eu entendo que o acúmulo de questões e fatores a serem considerados é esmagador, mas é vital se debruçar sobre eles para não ter um ano tão esmagador quanto.

…e o ataque

Ok, defesa e ataque estão intrinsecamente relacionadas. Saber como lidar com o ciclo do seu business de maneira mais eficiente e não entrar em pânico durante o período de recessão é muito importante. Mas se você quer ver seu negócio crescer é preciso atacar outros assuntos.

Primeiramente: pergunte a você e sua equipe (é claro) como vai o marketing de vocês. Vocês estão mirando no público certo e com sucesso nas redes sociais? Existem outras oportunidades de campanhas que vocês podem adotar? Alguma nova rede, app ou plataforma em que você deva estar? Existem empresas locais e organizações com quem você pode estabelecer acordos e promoção mútua? Analise, pense, execute.

Em segundo lugar, tenha certeza de que você está explorando suas opções de revenue management. Revenue management joga no ataque e defesa, é uma ferramenta para evitar a perda de dinheiro e ao mesmo tempo descobrir onde existe oportunidade para novas fontes de renda. Por exemplo, quão efetivamente você usa a precificação dinâmica das suas tarifas? Você está de olho no seu estoque ou continua reabastecendo itens que ninguém compra? Talvez uma sessão de brainstorming com sua equipe possa trazer novas ideias de receita acessória (receita que vem de outros serviços e produtos que não acomodação). No meio de todas as coisa envolvidas no gerenciamento de um hostel é difícil arrumar tempo para sentar e pensar com calma num cenário maior. Mas mesmo assim não do qual possamos abrir mão.

E finalmente, um conselho mais amplo: continue procurando por espaço para melhorias. Transforme dados em informação. Use suas reviews, converse com os hóspedes, reúna-se com sua staff e não seja arrogante ou ignore o que outros hostels estão fazendo. Processe o que você aprendeu e use o que é realmente relevante.

O argumento final

Há um ditado que diz “você não pode controlar o resultado, mas pode sempre controlar o trabalho duro que você investe nos seus projetos”. Esse ditado sumariza nosso argumento final — e central — sobre planejamento de negócios (ou, como em Westworld, o centro do labirinto).

HBO

É você.

Afinal planejamento (ainda?) não é feito por uma máquina, não importa o quanto seu trabalho se pareça com o dela. Nós todos temos nossas imperfeições humanas, como procrastinação, esquecimento, frustração e ansiedade — e, assim como nossos hostels, precisam lidar com essas criaturas internas também.

Então faça com que tomar notas, brainstorming, recolher feedback dos seus hóspedes e equipe se torne um hábito. Se tomar conta de tudo manualmente acabar se mostrando muito difícil, tem sempre um app pronto pra te ajudar. App para compartilhar notas e tarefas com sua staff, app para minimizar distrações, agendas online etc. Em outras palavras: se há um problema, há uma solução… e um app (se não tiver nós fazemos). Mas você precisa trabalhar em você assim como trabalha no seu negócio. Trabalhar duro.

O mercado de hostels não é estável e precisamos estar preparados. O resultado é uma incógnita, mas trabalhar duro certamente conta.

About the Author

Rogério Minhano
Rogério Minhano Empreendedor, viajante, programador, sócio do Café Hostel e co-fundador da hqbeds. Nada melhor que uma boa conversa e uma cerveja gelada.

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